Seja bem vindo / bem vinda ao post sobre o futuro da Comunicação, eu sou Francis Fróes e esse conteúdo simples e direto foi baseado em dados passados no evento EducaTrends, realizado no Vale do Silício. Aqui eu conto um pouco sobre algumas tendências que vi por lá. Entre tantas coisas, separei e resumi 5 tendências para o futuro da comunicação relatadas nessa jornada. 

Alerta de spoiler!

http://giphy.com/gifs/ILFxRFMwN1AZy

Confira só!

1) Não existe mais zona de conforto

http://giphy.com/gifs/frases-vida-coisas-2feX0sv8LuUyA

O profundo inconformismo e uma crença verdadeira na construção de novas soluções são o verdadeiro motor da inovação. Pensar o impensável e, mais importante, fazer com que ele aconteça (este é um dos grandes segredos, o de realizar os projetos mais ambiciosos e aparentemente impossíveis, dando a cara para bater e errando muito até acertar). 

2) O público é o protagonista 

http://giphy.com/gifs/popcorn-i-dream-of-jeannie-yhbze3D8QhFe0

A internet e as mídias sociais não democratizaram apenas o acesso à informação elas mudaram o polo e tiraram o protagonismo das marcas, empresas e gestores. Startups vencedoras e projetos de sucesso são construídas em torno do público. Campanhas e mensagens precisam ser pensadas a partir do público final. Devem ser desenhadas a partir de seu ponto de vista. Devem ser testadas e melhoradas continuamente.

3) Conteúdo (agora em vídeo)

http://giphy.com/gifs/robert-de-niro-martin-scorsese-raging-bull-wqJ9FPTUelbuo

O crescimento das ações digitais e a padronização de temas e campanhas é uma realidade. Tanto Facebook (entenda Instagram e WhatsApp também) quanto Google expuseram que a capacidade de gerar conteúdo relevante e diferenciado é hoje uma das grandes estratégias vencedoras na comunicação.

O vídeo, segundo o Twitter, é o formato do futuro (ou do presente). Hoje, os tweets com vídeos têm engajamento seis vezes maior dos que os com fotos. O IGTV faz entrega de conteúdo orgânico de forma mais produtiva que o próprio YouTube.

4) O futuro está no conhecimento 

http://giphy.com/gifs/disney-beast-beauty-and-the-belle-2JS3lrvRhyIrC

Informação não é mais poder. Hoje o grosso da informação está livre, de graça, espalhada na web. As mais modernas instituições de ensino dos EUA focam na capacitação de habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, o trabalho em grupo, a comunicação e a globalização. Na mídia, a análise e as histórias ganham força sobre o dado em primeira mão. Todos temos acesso ao ‘o que’, ‘quem’, ‘quando’ e ‘onde’. As perguntas que precisam ser respondidas são o ‘como’ e o ‘por que’.

5) Mobile vira mundo paralelo com a realidade virtual

http://giphy.com/gifs/mobile-printer-portable-i4eo33yPPc85W

Se o amanhã será da cocriação, da evolução contínua, da velocidade, o hoje é do mobile. Os smartphones já são predominantes no acesso a conteúdo digital (ou seja, mídias sociais, web, música, notícias, games, esportes, shows, filmes, séries…). E, com os novos aplicativos de realidade virtual que estão sendo aperfeiçoados, vão permitir experiências cada vez mais reais.

Já passou o tempo de mudar o foco para o mobile e centrar nele a estratégia de comunicação. Enquanto robôs se sofisticam e assumem funções humanas de menor valor agregado (vimos uma máquina que atende clientes e busca produtos numa loja de ferragens da Califórnia), o desafio aos humanos é redefinir seu papel e sua maneira de pensar.

Espero que tenha gostado! Volte sempre!
Abraço!

Obs.: Se quiser comentar ou compartilhar, fique a vontade, será um prazer!

Deixe um comentário