O mundo está mudando e o marketing e a comunicação acompanham essa evolução. Em diversos aspectos a forma de se relacionar com o público mudou bastante, principalmente no que se refere conhecê-lo. 

Antes ele era definido em idade, sexo, classe social, escolaridade e outras perguntas básicas, que hoje podem soar superficiais para entendê-lo de fato e pensar em uma mensagem que se encaixe na sua necessidade. 

Hoje em dia uma pessoa de 18 anos pode amar música clássica e outra de 70 dançar funk até o amanhecer. Além disso, é difícil definir produtos de homem, de mulher ou criança. 

A geografia também não é mais um problema, podemos consumir coisas de qualquer lugar do mundo. 

Toda a estratégia de comunicação começa com um planejamento e nele deve conter a sua persona. Uma persona é a representação do seu cliente ideal de forma fictícia. 

Além de dados reais, ela traz desejos, necessidades, hobbies, relações, locais que costuma ir, tudo com o maior detalhamento possível. 

Com pessoas tão complexas e que fogem de clichês de gênero, idade e local, como definir o seu público-alvo através de personas tão bem definidas? 

A pesquisa com os seus consumidores é uma forma de entender quem ele é e porque consome de você. Assim, é possível criar uma persona humanizada  preparar o conteúdo e as estratégias para ela. 

Dicas práticas para criar a sua persona:

  1. Dê um nome a ela
  2. Defina seus objetivos a curto e longo prazo
  3. Defina ocupação, mas também o que ela gosta de fazer nas horas vagas
  4. Entenda quais meios ela usa para se comunicar
  5. Encontre o seu problema e pense na solução para ela
  6. O seu conteúdo deve satisfazer as necessidades da persona
  7. O mundo está sem clichês, a sua persona também não tem

Em breve o Blog da Froz traz mais conteúdos para você.

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