O mundo está mudando e o marketing e a comunicação acompanham essa evolução. Em diversos aspectos a forma de se relacionar com o público mudou bastante, principalmente no que se refere conhecê-lo.
Antes ele era definido em idade, sexo, classe social, escolaridade e outras perguntas básicas, que hoje podem soar superficiais para entendê-lo de fato e pensar em uma mensagem que se encaixe na sua necessidade.
Hoje em dia uma pessoa de 18 anos pode amar música clássica e outra de 70 dançar funk até o amanhecer. Além disso, é difícil definir produtos de homem, de mulher ou criança.
A geografia também não é mais um problema, podemos consumir coisas de qualquer lugar do mundo.
Toda a estratégia de comunicação começa com um planejamento e nele deve conter a sua persona. Uma persona é a representação do seu cliente ideal de forma fictícia.
Além de dados reais, ela traz desejos, necessidades, hobbies, relações, locais que costuma ir, tudo com o maior detalhamento possível.
Com pessoas tão complexas e que fogem de clichês de gênero, idade e local, como definir o seu público-alvo através de personas tão bem definidas?
A pesquisa com os seus consumidores é uma forma de entender quem ele é e porque consome de você. Assim, é possível criar uma persona humanizada preparar o conteúdo e as estratégias para ela.
Dicas práticas para criar a sua persona:
- Dê um nome a ela
- Defina seus objetivos a curto e longo prazo
- Defina ocupação, mas também o que ela gosta de fazer nas horas vagas
- Entenda quais meios ela usa para se comunicar
- Encontre o seu problema e pense na solução para ela
- O seu conteúdo deve satisfazer as necessidades da persona
- O mundo está sem clichês, a sua persona também não tem
Em breve o Blog da Froz traz mais conteúdos para você.